Erro
  • JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 93

Terça, 29 Abril 2014 17:38

O mercado automobilístico no Espírito Santo é um segmento aquecido. As vendas crescem a cada ano. Talvez nem tanto quanto no passado recente com o fim do IPI, mas, ainda assim, surfa nas ondas do aumento geral do poder aquisitivo da população. O setor de concessionárias e distribuidoras de veículos no estado não conhece a palavra crise. A atividade de distribuição de autoveículos é representativa para a economia brasileira porque exerce um elo de ligação entre a produção do setor automotivo e seu estágio final, o consumo.

Sua importância é evidenciada por números astronômicos: congrega cerca de 4,5 mil concessionários, presentes em mais de 3,5 mil municípios brasileiros. Representa os segmentos de automóveis nacionais e importados, comerciais leves, caminhões e ônibus, motocicletas, máquinas agrícolas e implementos rodoviários. O setor de distribuição fatura o equivalente a US$ 46 bilhões anuais e emprega aproximadamente 300 mil pessoas.

No Espírito Santo, o setor é responsável pela geração de 15 mil empregos diretos e contribui com 4% da arrecadação do ICMS no estado. Tudo isso faz do Brasil a quinta maior frota de veículos do mundo (só perdendo para os Estados Unidos, China, Japão e México) e negocia, anualmente, em todo o território nacional algo em torno de 50 milhões de veículos, entre carros particulares, motos, ônibus, caminhões e tratores zeros e usados. O Espírito Santo, que ostenta a marca de nono estado da federação com a maior frota de veículos, é responsável por um respeitável número de emplacamentos: 1,2 milhão.

Estão instaladas em território capixaba concessionárias de todas as montadoras nacionais e das mais importantes de fora: Kia, em Guarapari e na Serra; BMW, Jac Motors e Chery, em Vitória; e Hyundai, na Serra, são alguns exemplos. Mas não é só da venda de veículos que o setor bomba. A receita dos distribuidores autorizados também provém da venda de veículos novos e usados, peças, pneus, acessórios e prestação de serviços como assistência técnica, intermediação entre os seus clientes com as instituições financeiras, administradoras de consórcios e seguradoras, oferecendo leasing, seguros e outras operações de crédito.

Ocorre que por trás de toda essa ordem de grandeza há um exército de cerca de 10 mil comerciários de concessionárias, apenas no Espírito Santo, que trabalham tanto no atendimento direto ao público como na retaguarda, nas oficinas mecânicas e são os diretamente responsáveis pelos lucros auferidos por essas empresas. E esse exército de trabalhadores encontra-se em plena Campanha Salarial. Nos últimos anos a luta da direção do Sindicomerciários em defesa dos trabalhadores em concessionárias tem resultado em inúmeras conquistas para esses empregados. Plano de saúde e odontológico gratuitos, reajuste, ganho real, entre outros, são algumas dessas conquistas. Mas é preciso avançar mais.

É preciso que os salários dos companheiros do setor cresçam de forma proporcional ao lucro por eles proporcionado. É preciso que esses companheiros tenham respeitado seu direito ao descanso aos domingos e feriados. É preciso muito mais. Mas, para isso, os companheiros de concessionárias têm que estar conosco. Junto ao Sindicato na luta por mais e melhores salários e condições de trabalho. A Campanha Salarial é o momento privilegiado para o avanço de nossos direitos e conquistas. E essa hora é agora. Vamos à luta com o Sindicato construir uma Campanha que honre nossa força-de-trabalho.