Nota de apoio à greve do Sindilimpeza-Cubatão

A Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs/CUT) apoia incondicionalmente a greve dos trabalhadores em asseio e conservação de Cubatão, organizada pelo Sindilimpeza-Cubatão, que reivindica condições dignas de trabalho e o pagamento devido dos direitos da categoria.

A Contracs repudia a ação da prefeitura de Cubatão que, através de práticas antissindicais, ameaçou cortar o contrato com a empresa terceirizada para acarretar na demissão dos trabalhadores/as e responsabilizar o sindicato.

A Confederação reitera que o direito de greve é garantido pela Constituição Federal e um instrumento legítimo de luta e reivindicação da classe trabalhadora, especialmente quando os trabalhadores têm seu direito violado com o não pagamento de seus benefícios e o atraso dos pagamentos salariais.

A Confederação não aceitará nenhuma atitude intimidatória por parte da empresa ou da prefeitura de Cubatão, que por ser do Partido dos Trabalhadores deveria honrar, garantir e preservar os direitos dos trabalhadores em asseio, que preparam a merenda e limpam as escolas públicas do município.

Neste sentido, a Contracs/CUT e o Sindilimpeza compreendem que a resistência da prefeitura em negociar os pagamentos devidos dos trabalhadores/as demonstra total falta de sensibilidade e respeito aos trabalhadores/as e suas famílias bem como as leis e o contrato vigente.

O Sindilimpeza-Cubatão, juntamente com a categoria, organiza esta greve por direitos há 23 dias. Na manhã desta quinta-feira (04), a categoria participa de uma assembleia sindical para decidir sobre o futuro da greve, que tem previsão de encerramento dia 10 de agosto – prazo em que os benefícios atrasados devem ser pagos, de acordo com a empresa.

Assim como nossa bandeira histórica de luta “Direito não se reduz, se amplia”, a Contracs solidariza-se com o Sindilimpeza-Cubatão apoiando a greve dos trabalhadores/as em asseio e conservação até que os direitos sejam garantidos e respeitados e rechaça toda e qualquer prática antissindical tanto por parte de empresas como por parte do poder público, que deveria minimamente garantir e respeitar os direitos constitucionais.

Juntos somos mais fortes!
Direção da Contracs/CUT

Participantes do 3o Encontro Nacional dos Comerciários
(São Paulo, Espírito Santo, Paraíba, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Distrito Federal, Minas Gerais, Maranhão, Ceará, Tocantins) UNI América