Sindicomerciários comemora 85 anos de lutas e conquistas

O grande poeta Ferreira Gullar escreveu certa vez um poema definitivo sobre o velho Partidão. Disse que o PCB não se tornou o maior partido do ocidente, nem mesmo do Brasil. “Mas quem contar a história de nosso povo e seus heróis tem que falar dele. Ou estará mentindo”. Esse poema é emblemático ao se comemorar os 85 anos de existência do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio no Estado do Espírito Santo, o Sindicomerciários. Há de se explicar o porquê.

Nosso Sindicato nasceu na noite de 24 de setembro de 1931, no salão da Associação Comercial do Estado, que funcionava aonde hoje é o Teatro Glória. O Espírito Santo daquela época era, predominantemente, agrário. O comércio da cidade de Vitória girava fundamentalmente em torno da compra e venda do café, já então o principal produto da incipiente economia capixaba. Os primeiros comerciários surgem daí, empregados das companhias que comercializavam café, seja para o mercado interno, seja para a exportação. De perfil ideológico claramente patronal em seus primeiros anos, o Sindicomerciários foi ator atuante nos principais acontecimentos da política capixaba. De seus quadros surgiram diversas personalidades públicas, a se destacar o então presidente da entidade, Saturnino Mauro, pai do ex-governador Max Mauro, que tornou-se deputado estadual e federal. Com o golpe militar de 1964, o Sindicomerciários, assim como dez entre dez sindicatos em todo o país naqueles anos de chumbo, sofre intervenção do Ministério do Trabalho, que indica uma junta governativa e um interventor de sua confiança. A entidade permaneceria sob intervenção até a alvorada dos anos 80. Com os ventos da redemocratização e o fortalecimento do movimento sindical combativo, sobretudo após a explosão do sindicalismo classista da região do ABC paulista e o surgimento da liderança sindical de Luis Inácio Lula da Silva, um grupo de comerciários que se opunha à diretoria interventora que se perpetuava desde os anos 60 participa e ganha as eleições do Sindicomerciários. A partir daí, jovens e combativos dirigentes egressos da oposição sindical e fortemente influenciados por setores progressistas da Igreja Católica assumem a liderança do Sindicato. Esses novos dirigentes propõem toda uma nova lógica de ação sindical fundamentada não na conciliação capital x trabalho, mas na luta por mais e melhores salários e condições de trabalho.

Passada essa primeira leva de sindicalistas de esquerda pioneiros que libertam a categoria de um tipo de sindicalismo totalmente conciliados com a classe patronal, emerge uma novíssima geração, da qual fazem parte o saudoso companheiro Germano de Quevedo, o atual presidente Jakson Andrade, o deputado estadual Nunes, o presidente da Contracs, Alci Mattos, e tantos anos. A eles se juntaram uma terceira geração de dirigentes que compõem a atual diretoria do Sindicomerciários, como Rodrigo Rocha, Genilda Bochou, Josinete Fonseca, Genivaldo Lopes, Jaldo Gomes, Jemima Jayra, Joãozinho, Agnaldo, Amaral, Adriano, Marcia, Keissy, Vanderlei, Sônia, Luciene, Marco Aurélio, Jeam, Gerúsia e Warlley.

Esse conjunto de companheiros e companheiras comerciários verdadeiramente comprometidos e compromissados com a luta da categoria, elevou nos últimos anos os trabalhadores no comércio do nosso estado à condição dos que reúnem a melhor e mais robusta carteira de benefícios econômicos e sociais conquistados na luta e garantidos em Convenção Coletiva pelo Sindicato.

Há oito anos, por exemplo, os trabalhadores em supermercados no Espírito Santo são os únicos do país a contar com o descanso aos domingos. Os comerciários capixabas também são os únicos em âmbito nacional a terem garantido através do Sindicato plano de saúde, odontológico e seguro de vida obrigatórios. Além disso, as comerciárias capixabas têm garantido auxílio-creche, estabilidade-gestante da concepção até 90 dias após o término do período do INSS, reajuste salarial e no piso e muito mais.

Mas nada disso veio de graça ou foi obra do acaso. Mas resultado de muita luta. Mais precisamente, de 85 anos de história. Quase um século de caminhada que ensinou aos dirigentes da nova geração que sem mobilização e organização do Sindicato junto à categoria jamais alcançaremos o sucesso de nossas reivindicações.

Além disso, temos utilizado com transparência e extremo critério os recursos da categoria na ampliação do seu patrimônio, ampliando e melhorando o espaço físico da sede principal na Grande Vitória e sedes regionais em todo o estado, bem como ampliando o número de novas sedes regionais, para melhor atender ao comerciário e ir aonde ele está.

Nesses 85 anos de trajetória temos claro a responsabilidade de estarmos construindo a história do nosso Sindicato no dia-a-dia. Tornando-o referência no Espírito Santo e no país na luta por mais e melhores salários e condições de trabalho. Exemplo de uma entidade sindical que conquista vitórias para a categoria porque acredita no que faz.

E assim voltamos ao poema do poeta Ferreira Gullar. Parafraseando seus versos, o Sindicomerciários não se tornou o maior Sindicato da América Latina, nem mesmo do Brasil. Mas quem contar a história da luta dos trabalhadores comerciários capixabas e de seus dirigentes sindicais tem que falar dele. Ou estará mentindo.

Parabéns Sindicomerciários! Parabéns categoria comerciária! Parabéns família comerciária!

A DIRETORIA

Lido 1945 vezes