Comerciários definem pauta da campanha salarial em assembleias por todo o estado

A Campanha Salarial 2017/2018 dos comerciários foi deflagrada. O tema deste ano é “Avançar ainda mais, nenhum direito a menos. Ticket-alimentação já!”. Como o próprio tema já sugere, a principal bandeira da categoria é o ticket, uma vez que o custo da refeição fora de casa sofreu um aumento significativo no ano de 2016.

A direção do Sindicomerciários tem clareza disso e por isso há anos levanta a bandeira do ticket. "Ano após ano levamos a pauta de reivindicações para o setor patronal e o ticket-alimentação sempre esteve presente em nossa luta, em 2009, por exemplo, conquistamos essa importante vitória para os trabalhadores comerciários em concessionárias. Na ocasião conseguimos o valor de R$7 por dia útil, hoje em dia a quantia é de R$16,70, valor este que queremos estender para toda a categoria comerciária e não mais apenas para as concessionárias", pontuou o presidente do Sindicato, Jakson Andrade.

A pauta contendo todas as reivindicações dos trabalhadores, aprovada nas assembleias que foram realizadas por diversos municípios do estado, já foi entregue à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-ES). Além do tícket-alimentação, um outro ponto importante a ser discutido com o setor patronal e que tem sido exaustivamente noticiado pela mídia, é o domingo trabalhado em lojas de shoppings.

A proposta discutida e aprovada em assembleia, pelos trabalhadores é simples, receber pelos domingos trabalhados algo semelhante ao que já é pago nos feriados. “A nossa luta nada tem a ver com FECHAR os shoppings aos domingos, até porque o Sindicato não tem autonomia para isso”, frisou Jakson.

O dirigente disse ainda que é necessário que a categoria esteja junto com o Sindicato nesta luta, “É importante que todos os comerciários e comerciárias fortaleçam nossa luta, o Sindicato mobiliza, reúne em assembleia, realiza reuniões com a federação do comércio e seus sindicatos filiados, mas de nada adianta se a categoria não nos apoia, precisamos unir forças para avançarmos ainda mais em nossas conquistas”, finalizou Jakson.

Além dos pontos narrados a cima, a pauta de reivindicações consta também a manutenção dos direitos já conquistados, entre os quais, planos de saúde, odontológico e do seguro de vida, descanso aos domingos para trabalhadores em supermercados, auxílio creche e estabilidade para gestantes.