Sindicato protesta contra horário abusivo dos shoppings aos domingos

Dirigentes do Sindicomerciários e funcionários das lojas do Shopping Praia da Costa, reuniram-se ontem, 12, em frente ao estabelecimento a partir das 12h para um protesto contra a ampliação do horário de funcionamento dos shoppings do grupo Sá Cavalcante aos domingos. A determinação do Grupo é para que as lojas deixem de abrir às 15h, como de costume, e passem abrir às 13h, aumentando assim o expediente em 2h.

A determinação não agradou aos trabalhadores e resultou em diversas denúncias encaminhadas ao sindicato. Por sua vez, a entidade já entrou com os recursos jurídicos adequados e manifestou a insatisfação com a decisão em um protesto pacífico em frente à entrada principal do shopping Praia da Costa em Vila Velha. O protesto cumpriu com seu propósito de informar e, principalmente, incomodar uma vez que o grupo, proprietário do shopping, reforçou a segurança com o efetivo completo de 40 homens e ainda acionou a Polícia Militar.

“Estamos aqui na frente desempenhando nosso papel como dirigentes sindicais e, sobretudo como cidadãos, não estamos agindo com violência, muito menos fazendo algo que esteja fora da lei”, disse Jakson. O Presidente da entidade mencionou ainda a cláusula da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) que garante ao sindicato o poder do livre manifesto, “de acordo com a cláusula sétima da CCT, o sindicato tem todo o direito de distribuir material informativo dentro do local de trabalho do comerciário”. No entanto mesmo agindo de maneira ordeira, a polícia partiu para a truculência ao exigir que os dirigentes e funcionários que participavam do protesto deixassem o local.

O movimento continuou por horas, e quem passava pelo local era solícito aos que participavam. Os clientes apoiaram a causa e faziam sinal de positivo quando recebiam o informativo do sindicato. “Se eles (proprietários dos shoppings) insistirem neste horário, nós iremos realizar novas manifestações e novas medidas serão adotadas pelo sindicato”, comentou Jakson Andrade. O Presidente conclui reforçando o posicionamento contrário do sindicato, “o domingo é o único dia que o comerciário pode dedicar aos familiares, ao descanso e ao lazer, os funcionários dos shoppings já perdem parte deste dia trabalhando, é uma exploração querer reduzir ainda mais esses momentos, nós não iremos aceitar”. Os representantes do grupo em nenhum momento procuraram os diretores do Sindicato para um acordo, apenas determinaram a mudança no horário sem hesitar.

Estamos de olho. Trabalhador, não se sinta coagido, DENUNCIE!

Sindicomerciários – Aqui se constrói a luta.
Sindicalize-se!