1º de Maio: 10 mil participam da Caminhada do Trabalhador e da Trabalhadora

No dia 1º de maio de 2014 cerca de 10 mil pessoas participaram da já tradicional "Caminhada do Trabalhador e da Trabalhadora", realizada pela CUT/ES, Fetaes e Famopes. As bandeiras vermelhas e verdes que tremulavam pela cidade mostravam que trabalhadores rurais e urbanos mais uma vez se uniram para levar suas mensagens de luta e mostrar à sociedade suas propostas para o estado e o país. Junto a estes, movimentos populares também mostraram suas lutas por moradia, segurança, saúde, educação, respeito à diversidade e aos povos indígenas, entre várias outras.

O primeiro de maio da CUT/ES, Fetaes e Famopes, teve início bem cedo, desde as primeiras horas do dia, com caravanas saindo de todo o estado com destino a Vitória. Concentradas na Praça dos Namorados, em Vitória, essas caravanas iam engrossando a cada minuto, inundando de vermelho e verde, as cores da CUT e da Fetaes, as várias alas que iam se formando, enquanto um lanche reforçado era servido a todos e todas.

A caminhada teve começo às 10 horas e do alto do carro de som, lideranças sindicais urbanas e rurais, bem como lideranças de movimentos populares deram o seu recado. E mostraram que as bandeiras de luta dos trabalhadores dizem respeito a toda a sociedade. Por sua vez, o Presidente do Sindicomerciários, Jakson Andarade, reforçou a importância das reivindicações da pauta trabalhista e ainda manifestou suas expectativas para as eleições deste ano. Também houve manifestações de apoio à reeleição da presidenta Dilma, como prova de que os trabalhadores e seus representantes apostam em um modelo de administração que busca valorizar o trabalho e distribuir renda em um país reconhecidamente desigual.

Após a caminhada os trabalhadores se serviram de um almoço oferecido a todos (as), e puderam se confraternizar ao som de duas bandas que foram contratadas para animar o espaço. Um ato político no local reafirmou compromissos com o Espírito Santo e com o Brasil, com as lutas dos trabalhadores urbanos e rurais e com parcerias junto aos movimentos populares. O presidente da Fetaes, Julio Cesar Mendel, cobrou do governo do Estado o atendimento a pleitos apresentados pelos rurais e que são essenciais para a valorização da agricultura familiar. Entre esses, citou a necessária intervenção nas taxas cartorárias altíssimas cobradas no estado, no apoio à construção de habitações rurais, com mais crédito e no combate ao êxodo rural.

O presidente da CUT/ES ressaltou o caráter propositivo da Central no Espírito Santo ao procurar o atual governo e o anterior para apresentar uma pauta conjunta de reivindicações dos trabalhadores urbanos e rurais e dos movimentos populares. "Porém o que acontece é que o governo recebe nossas reivindicações, não nos atende na imensa maioria das mesmas e, quando o faz, não dá o devido crédito aos autores da proposta, no caso os trabalhadores", frisou Nunes.

Durante todo o dia os trabalhadores ficaram concentrados em local especialmente preparado na Praia de Camburi. O encerramento do Dia de Confraternizações preparado pela CUT/ES, Fetaes e Famopes se deu com os shows da dupla Diego e Diogo, seguido pela apresentação da banca Capim Guiné, cover do roqueiro Raul Seixas.

O Sindicomerciários e a CUT/ES agradecem a todos e todas que participaram das atividades do 1º de Maio de 2014. Seja atendendo ao convite e chamado da Central, seja trabalhando na organização do evento. Todos estamos de Parabéns e revigorados para seguirmos na luta durante este ano que promete embates duros para a classe trabalhadora capixaba e brasileira.

(1 voto)