Imprensa repercute fiscalização do Sindicomerciários e do MTE

Um ambiente caótico, de total desrespeito com o trabalhador foi flagrado em praticamente todas as lojas da Gloria durante fiscalização de rotina realizada pelo Ministério do Trabalho e o Sindicomerciários. Foram encontradas inúmeras irregularidades que desrespeitam as Normas Regulamentadoras de trabalho, entre elas a NR 24 que diz respeito ao ambiente de trabalho. “Um caos, quase todas as lojas estão em situação de insalubridade e colocando a saúde do trabalhador em risco, afirma o Secretário de Saúde do Sindicato, Genivaldo Lopes. A denúncia foi amplamente divulgada pelos principais jornais do estado.

Após audiência pública na Assembleia Legislativa (que contou com a presença do presidente do Sindicato, Jakson Andrade, e dos diretores Jaldo Gomes, Jemima Jayra, Jeam Cabidelle e Warlley Giacomim, além de representantes do Ministério do Trabalho e dos lojistas do Pólo Comercial da Glória), na qual foi discutido sobre as dificuldades relacionadas ao cumprimento das adequações trabalhistas, foi firmado um acordo que resultou na criação de um Grupo de Trabalho (GT), que ficará responsável por achar uma solução viável para as precariedades apontadas no interior das lojas.

Até o momento o GT realizou duas reuniões, sendo a última no dia 24 de junho. Ficou acertado que a Uniglória teria um prazo de 48h para rodar uma circular avisando aos empresários sobre a determinação que proíbe o funcionário de almoçar nos banheiros ou depósitos das lojas. Outra medida a ser providenciada imediatamente pelos proprietários das lojas é água potável, visto que muitos trabalhadores tinham de trazer de casa ou comprar durante o expediente.

Para o Secretário de Saúde do Sindicato, Genivaldo Lopes, a situação dos trabalhadores da Glória merece atenção redobrada. “O caso é grave, os comerciários da Glória estão expostos a condições análogas a escravidão. Durante a fiscalização encontramos trabalhadores almoçando sentados sobre a privada, abaixados em micro depósitos e sem água potável para beber”, concluiu Genivaldo.

Ainda durante a última reunião do GT, ficou estabelecido um cronograma de atividades a ser seguido pelos empresários. Um refeitório, com capacidade para 800 pessoas, deverá ser construído no segundo andar do shopping “Portal da Glória” até o dia 24 de setembro. Uma nova reunião está marcada para o dia 6 de agosto.

Assim como o Ministério do Trabalho, o Sindicomerciários tem acompanhado de perto todos os acontecimentos e cobrado dos empresários que as medidas sejam cumpridas dentro dos prazos.