Dia da Consciência Negra aquece Campanha contra o racismo lançada pela Contracs

Basta de Racismo! é a campanha permanente de combate ao racismo da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs/CUT), que visa contribuir com a construção de uma população preparada para debater e combater o preconceito nos ambientes de trabalho e na vida.

Neste sentido, a Secretaria de Política de Promoção para a Igualdade Racial da Contracs organizou ações e formação para movimentar o debate e fazer com que o combate ao racismo esteja sempre presente na mente dos dirigentes sindicais bem como se preocupem com esta temática nas negociações coletivas e em suas ações sindicais diárias.

Afinal, temos visto diversas manifestações racistas vividas por negros e negras e percebemos que estas atitudes não são pontuais e permanecem ainda em nosso cotidiano como algo comum e imperceptível. Portanto, precisamos combater todas as ações preconceituosas que de alguma forma perpetuam o racismo em nossas relações de vida e no mundo do trabalho, assim como os anúncios de emprego que pedem foto ou exigem pessoas de cor branca; a constante remuneração menor para negros e negras bem como a dificuldade em ascender profissionalmente devido a cor de pele.

Com esta campanha, a Contracs espera que ações se desenvolvam em cadeia e em âmbito nacional para ampliar o debate e sensibilizar a classe trabalhadora sobre o tema. Desta forma, evidenciamos a questão racial junto ao ramo e fortalecemos nossas bases sobre esta temática.

A campanha ganha força neste mês de novembro pelo fato de que no dia 20 é comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra. O dia não foi escolhido aleatoriamente, tendo em vista que foi nessa data que um dos maiores líderes do quilombo brasileiro morreu. Zumbi dos Palmares lutou incessantemente pela libertação dos negros escravizados durante o período colonial no País.

Dessa forma o dia ficou marcado pela luta contra o preconceito racial, contra a inferioridade da classe perante a sociedade. Além desses assuntos, enfatizam sobre o respeito enquanto pessoas humanas, além de discutir e trabalhar para conscientizar as pessoas da importância da raça negra e de sua cultura na formação do povo brasileiro e da cultura do nosso país.

O Sindicomerciários já entrou nessa campanha e repudia qualquer forma de preconceito, seja ele racial, social, sexual, religioso, classista, sexista, cultural e ainda a xenofobia que tanto tem se falado a respeito ultimamente. Não seja preconceituoso, antes de falar, julgar, apontar, comentar e descriminar procure saber mais sobre as diferenças. E Lembre-se o preconceito é fruto da ignorância.

(1 voto)