Convenção Coletiva assinada e o Domingo garantido para os comerciários

A direção do Sindicomerciários acaba de garantir para os empregados e empregadas do comércio do estado reajuste salarial de 7%. O índice, conquistado após muita luta da direção do Sindicato, foi apenas um ponto percentual a menos que o aumento salarial garantido pelos cerca de 500 mil bancários de todo o país, assim mesmo apenas após uma greve nacional de 28 dias. Com o reajuste de 7%, o piso da categoria comerciária passa de R$ 968 para R$ 1.036,00.

É importante destacar que em um cenário econômico em que as coisas não estão fáceis para o mundo do trabalho e na qual a correlação de forças tem sido francamente desfavorável aos trabalhadores, a direção do Sindicomerciários/ES prezou pela manutenção das principais bandeiras conquistadas e defendidas pelo Sindicato.

O descanso aos domingos (para funcionários do setor supermercadista) que foi amplamente ameaçado e explorado pela mídia durante todo o período de negociação foi mais uma vez garantido, “vamos para o oitavo ano desta, que sem dúvida, é uma das principais lutas do sindicato”, comemorou o presidente do Sindicato, Jakson Andrade.

A Convenção Coletiva garante ainda Plano de Saúde de R$70 (até 43 anos) e R$95 (acima de 43), Plano odontológico obrigatório no valor de R$7, Seguro de Vida gratuito (R$7), auxílio-creche, licença maternidade e quebra de caixa. Além de 100% de hora extra nos feriados, sendo que o valor deve ser pago ao final do expediente e não deve ser inferior a R$76 (mais alimentação e passagem).

A Convenção Coletiva de Trabalho dos comerciários capixabas, desde já, se destaca como uma das mais vitoriosas entre as que têm sido fechadas pelos demais sindicatos desde o primeiro semestre tanto no Espírito Santo quanto no restante do país.

"É preciso contextualizar essa nossa Convenção Coletiva", explicou, Jakson. "Os bancários precisaram cruzar os braços por quase um mês para arrancar um acordo minimamente digno. Na Petrobrás, os empregados têm enfrentado uma política de corte de benefícios nunca antes vista. Na Vale, os trabalhadores estão em negociação sob o fantasma do reajuste ZERO do ano passado. Nossa Convenção figura no patamar dos acordos salariais assinados neste ano pelas categorias mais organizadas do país, sobretudo metalúrgicos de São Bernardo (São Paulo) e petroquímicos", comemorou Jakson.

Para o dirigente, no entanto, o movimento sindical vive tempos difíceis. "Trabalhadores e sindicatos estão sob fogo cruzado do Legislativo, Executivo e Judiciário. No Congresso, tramita um pacote de 60 projetos de lei que retiram e/ou diminuem direitos e conquistas trabalhistas, e que contam com o apoio do governo Temer. No Judiciário, o ministro do Supremo Gilmar Mendes, suspendeu liminarmente a aplicação da súmula 277 do TST que garante a data-base e renova automaticamente os direitos de acordos anteriormente firmado. O momento mais delicado de nossa vida como comerciários - que foi o da Campanha Salarial - passou.

Agora, nosso desafio é estarmos unidos e organizados juntos ao Sindicato, mobilizados na defesa dos nossos direitos legais (CLT) e constitucionais", finalizou.