Tícket alimentação e descanso aos domingos, podem levar Comerciários à greve

Vinte e um ano após a greve histórica da categoria comerciária em todo o estado, os trabalhadores do comércio podem voltar a cruzar os braços para garantir o ticket-alimentação, a manutenção do descanso aos domingos e feriados.

Esse é o recado do presidente do Sindicomerciários, Rodrigo Rocha, à categoria por conta da absurda contraproposta apresentada pela Federação do Comércio na primeira rodada de negociação, realizada na manhã desta quarta-feira.

Animados com a eleição de Jair Bolsonaro e com a perspectiva de confisco de direitos dos trabalhadores, defendido pelo homem forte da economia do presidente eleito, Paulo Guedes, os representantes patronais deixaram claro na mesa de negociação a recusa à proposta do Sindicomerciários de ticket-alimentação de R$ 18. Além disso, eles querem a volta da abertura dos supermercados aos domingos.

“A direção do Sindicomerciários vem alertando à categoria desde o ano passado, com a aprovação da reforma trabalhista e, mais recentemente, com a candidatura de Jair Bolsonaro, sobre os riscos que os trabalhadores correm em um eventual governo comprometido exclusivamente com os empresários e banqueiros. O resultado está aí. Mesmo antes da posse do novo presidente, os trabalhadores no comércio já começam a sentir os efeitos da vitória do chamado ‘mito’”, advertiu o presidente do Sindicato, Rodrigo Rocha.

O dirigente disse que a única arma de que o trabalhador dispõe para garantir seus direitos é a greve. “Temos que começar a pensar seriamente na possibilidade de nos engajarmos numa paralisação e precisamos da mobilização de todos. O Sindicomerciários tem sido legitimamente cobrado pela categoria para garantir o ticket-alimentação e a manutenção do direito do trabalhador e trabalhadora em ter o descanso aos domingos nos supermercados garantidos. Chegou a hora comerciário e comerciaria de fazerem a sua parte junto ao Sindicato”, disse Rodrigo, que alertou para que todos fiquem atentos pois, a qualquer momento, os trabalhadores podem ser convocados à greve.

A direção do Sindicomerciários deu início nesta quarta-feira (dia 31) à primeira rodada de negociação da Campanha Salarial 2018 com a Federação do Comércio (Fecomércio). O encontro, marcado para esta terça-feira (dia 30), foi transferido a pedido da Fecomércio. Com o slogan “Direito não se reduz, se amplia”, a Campanha Salarial 2018 dos trabalhadores no comércio no estado do Espírito Santo tem como eixo a reposição integral da inflação nos salários, acrescida de ganho real. A Campanha também pede a manutenção de todos os direitos, devidamente corrigidos financeiramente, além do ticket-alimentação.

“As expectativas do Sindicato são boas, uma vez que, em que pese a crise que atravessa o país, o setor do comércio vem registrando aumento de vendas e lucro, resultado do esforço de vendas e da dedicação dos comerciários e comerciárias, que precisam ser valorizados com salários justos e benefícios mantidos e corrigidos”, avaliou o presidente do Sindicomerciários, Rodrigo Rocha.