Parabéns Comerciários e Comerciárias pelo seu dia!

O dia 14 de março deste ano ficará marcado para sempre na vida de mais de 10 milhões de profissionais do comércio em todo o país. Isso por que a Presidenta Dilma Rousseff sancionou a lei 12.790/2013, de autoria do Senador Paulo Paim (PT-RS), que regulamenta a profissão de comerciário. Esta conquista mostra um avanço considerável para a categoria. Entre os benefícios firmados em lei, o Art. 7º institui o dia 30 de outubro como o dia dos comerciários. A importância desta data vai além das comemorações e confraternizações, o ideal é que a mesma remeta as lembranças das lutas do passado, das vitórias conquistadas e das batalhas que ainda virão, afinal são 81 anos de luta desde a famosa passeata dos 5 mil.

No começo do século passado, não havia shoppings, nem multinacionais, mas a exploração já era comum no comércio. Os trabalhadores sofriam com os abusos praticados pelas empresas, que submetiam os funcionários à condições de trabalho quase escravo. Muitos chegavam a dormir no emprego, sem tempo para voltar para casa após jornadas de mais de 16 horas diárias.

A situação se arrastou até 1932, quando caixeiros, escriturários, guarda-livros e outros profissionais do comércio organizaram um movimento que ficou conhecido como a Passeata dos 5 mil. Os trabalhadores se dirigiram até o Palácio do Catete, sede do Governo Federal da época e entregaram ao então Presidente da República, Getúlio Vargas, suas reivindicações de redução da jornada de trabalho e direito ao descanso semanal remunerado aos domingos.

O movimento aconteceu no dia 29 de outubro e em 30 de outubro de 1932 foi publicado o Decreto Lei n° 4.042, reduzindo a jornada de trabalho diária de 12 para 08 horas e regulamentando o funcionamento do comércio.

Quase cem anos depois, com globalização, neo-liberalismo, capitalismo selvagem e tudo mais, os trabalhadores/as sofrem agora com a exploração das grandes redes, nacionais e multinacionais, com o estresse da vida moderna, a sobrecarga de trabalho, extensas jornadas, trabalho multifuncional, assédio sexual e moral. Além do trabalho aos domingos nos shoppings centers e que continua sendo motivo de sofrimento pessoal e familiar para os comerciários/as brasileiros/as.

A categoria é de longe uma das maiores e sem dúvidas precisa firmar-se com uma das mais fortes. Nossa luta é histórica e continuará sendo até alcançarmos nossos objetivos. Vamos, mais uma vez, erguer nossas bandeiras e lutar pelo fim do trabalho aos domingos e feriados nos shoppings centers do estado do Espirito Santo; pelo fim do banco de horas e pela jornada de 40 horas semanais.

A direção do Sindicomerciários/ES Parabeniza todos os comerciários e comerciárias pelo seu dia e lembra que estamos sempre lutando por mais e melhores direitos. Juntos somos mais fortes!