Vitória terá 1ª Marcha do Orgulho Crespo neste domingo

Sediada pela primeira vez no Espírito Santo, a Marcha do Orgulho Crespo vai ocupar o Centro de Vitória com identidade, resistência e a beleza dos cabelos crespos e cacheados. O evento será realizado no domingo (05), com saída da Praça Costa Pereira em caminhada ao Parque Moscoso, onde será realizada ocupação do espaço com feira empreendedora e diversas atrações.

Cada vez mais tem se falado sobre a aceitação dos cabelos naturais como meio de resgatar a identidade e autoestima da população negra, e assim combater o racismo. Motivadas por essa necessidade, nasceu a Marcha do Orgulho Crespo, na Cidade de São Paulo, que também recebeu edições em outros estados no Brasil.

Em Vitória, a primeira edição do evento acontece neste domingo (05), realizado de forma coletiva entre a Marcha do Orgulho Crespo Brasil, o Instituto Das Pretas.Org e o Espaço de Criação Raiz Forte.

O evento também conta com o apoio da Prefeitura de Vitória e o patrocínio oficial da marca Griffus cosméticos, que possui diversas linhas de produtos para cabelos crespos e cacheados. A expectativa para domingo é reunir, aproximadamente 1 mil pessoas no Centro da cidade.

Para a Presidente do Instituto Das Pretas, Priscila Gama, viver o orgulho crespo no Espírito Santo tem sido cada vez mais difícil, uma vez que o racismo e os indicies de assassinato contra mulheres e jovens negros são altíssimos.

“Nossa proposta é conhecer e somar iniciativas que tratem a questão da identidade afro-brasileira, do racismo para além da cor da pele, das formas de exclusão social a partir do cabelo crespo, além de agregar pessoas que não participam ativamente de nenhum movimento”, explica Priscila.

Marcada para começar ar 10h00, a marcha segue até o Parque Moscoso, onde será realizada ocupação com feira afroempreendedora, danças urbanas, intervenção poética, performance artística, mesas de debates, batalhas de Mc’s, discotecagem e muito mais.

A Marcha do Orgulho Crespo Brasil

A Marcha do Orgulho Crespo é um movimento nacional de valorização da estética afro-brasileira, que pauta a afirmação, o resgate da identidade, autoestima, representatividade e combate ao racismo por meio do cabelo crespo.

O evento nasceu na cidade de São Paulo, em julho de 2015, quando foi realizada a sua primeira edição. Ocupando a extensão da Avenida Paulista, a marcha reuniu mais de mil pessoas, dentre elas mulheres e homens, exaltando toda a beleza de seus cabelos crespos.

Organizado pelas blogueiras Neomisia Silvestre, do site Hot Pente, e Nanda Cury, do Blog das Cabeludas, o sucesso e a repercussão foram tão positivos, que o evento também ganhou outras edições nas cidades do Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia e Pernambuco.

10h00 – Concentração na Praça Costa Pereira
10h30 – Marcha até o Parque Moscoso