Novo índice mostra retomada de vendas no quarto semestre

O varejo brasileiro parece finalmente ter saído do marasmo. Depois de nove meses de cenário indefinido, com o sobe e desce de vendas, o Índice de Consumidores do Varejo Mensal (ICV 30), apontou crescimento de 9,5% no fluxo de pessoas em pontos de venda em novembro em relação a outubro. Lançado ontem pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), o índice pode indicar uma tendência de recuperação nas vendas no último trimestre do ano.

Presidente do SBVC, Eduardo Terra reconhece que o desempenho de novembro foi influenciado pela Black Friday, sexta-feira de vendas com desconto, que já se configura como data sazonal para o varejo. Mas ele acredita em melhora, pois em outubro já havia ocorrido uma alta significativa, de 7,2% no fluxo, ante setembro.

"A intenção do índice é antecipar os números da Pesquisa Mensal do Comércio, do IBGE, que é divulgada, em média, com 50 dias de diferença em relação ao mês de referência. Analisando os dados mensais do ICV 30 e da PMC desde 2012, podemos dizer que de fato ambos apontam para a mesma direção. Assim, os resultados de outubro e novembro de vendas do varejo ampliado do IBGE devem vir com expansão ante o mês anterior", observa.

Como exemplo, Terra cita que, em setembro, o ICV30 indicou queda de 5,3% no fluxo de consumidores e a PMC, retração de 1,0% nas vendas do varejo ampliado. Em agosto, o ICV 30 variou -0,4% e a PMC apontou ligeira alta de 0,5%. "Com base nesses dados, é possível dizer que mais pessoas estão indo às lojas, o que permite prever uma recuperação no comércio para o último trimestre do ano".

Para o executivo, os resultados de outubro e novembro mostram uma retomada da confiança do consumidor em ao menos voltar às lojas com intenção de comprar. "Mas só saberemos se essa compra se confirmou com os dados da PMC", diz.

Para Terra, a retração que se verificou ao longo deste ano está mais relacionada a uma piora da expectativa e confiança do que a fundamentos macroeconômicos: "Emprego, ganho real de renda e inadimplência controlada mostram que há condições para consumo. Ele não se concretizou pela falta de confiança."

(1 voto)