Apesar da crise?...Que disse?

Turismo em alta: 2016 foi marcado pelo mais movimentado Carnaval de todos os tempos Turismo em alta: 2016 foi marcado pelo mais movimentado Carnaval de todos os tempos

As cidades brasileiras que conseguiram manter o Carnaval, "apesar da crise", viram suas ruas repletas de alegria, através dos blocos, que congregam os moradores e os turistas que as visitam.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), a ocupação hoteleira nos quatro dias de festa foi, na média geral, em 82,20%, um aumento de 35% no comparativo com o mesmo período do ano passado. A expectativa é que esse número chegue a 85%. Na análise por categoria, os hotéis de 3 e 4 estrelas têm a preferência dos turistas, com 82,93% dos quartos ocupados, enquanto os cinco estrelas têm 71,87 de ocupação até o momento. Segundo estimativa da entidade, cerca de 70% dos hóspedes são provenientes do mercado nacional.

É a face mentirosa "crise" se mostrando.

Mas trata-se de um fenômeno sazonal, poderão dizer os apologistas da crise. Afinal, argumentam, o brasileiro economiza o ano inteiro para o Carnaval. Ok! Suponhamos que esse argumento esteja correto. Em cima dele faço o seguinte questionamento: o brasileiro também economiza o ano inteiro para comprar serviço de banda larga? Sim, porque a banda larga fixa cresceu 6,7% no ano passado, fechando 2015 com 25,6 milhões de acessos fixos (quase 40% dos domicílios brasileiros). A banda larga móvel teve um crescimento maior ainda: 14% em relação a 2014: 191,8 milhões de acessos. Isso no pior ano da tão decantada crise.

Mas, voltemos ao Carnaval. Um amigo de Vila Velha me disse que nos quatro dias de folia os shoppings da cidade estavam às moscas. "É a crise!", diagnosticou. "Né nada!", falei. Os shoppings estavam vazios não porque há uma crise e sim porque a situação econômica permite que a maioria dos canelas-verdes passem o Carnaval em outras praias do estado ou outros estados da federação. Mas e os turistas, sobretudo mineiros, que invadem Vila Velha no Carnaval? Ora, turista mineiro em Vila Velha não vem passear em shopping, mas nas praias da cidade, que, por sinal, registraram o maior índice de ocupação dos últimos cinco anos, segundo a Secretaria de Turismo da Prefeitura Municipal de Vila Velha. A propósito, você percebeu neste Carnaval como os melhores bares e restaurantes de sua cidade ficaram lotados? E as sorveterias? E as vendas de açaí?

Eu fico realmente impressionado ao perceber como os colunistas políticos da grande mídia sentem prazer em pintar o país em cores sombrias: tudo está sempre "terrível", "desesperador", "desalentador". Nunca estivemos "tão mal" ou numa crise "tão grande".

Faça uma rápida pesquisa no Google pela expressão "apesar da crise": quase 400 mil resultados. Veja alguns deles:

"Apesar da crise, cenário de investimentos no Brasil é promissor para 2015."

"Cinemas do país têm maior crescimento em 4 anos apesar da crise"

"Apesar da crise, organização da Flip soube driblar os contratempos: mesas estiveram sempre lotadas"

"Apesar da crise, produção de batatas atrai investimentos em Minas"

"Apesar da crise, vendas da Toyota crescem 3% no primeiro semestre"

"Apesar da crise, Riachuelo vai inaugurar mais 40 lojas em 2015"

"Apesar da crise, fabricantes de máquinas agrícolas estão otimistas para 2015"

"Apesar da crise, Rock in Rio conseguiu licenciar 643 produtos – o recorde histórico do festival."

"Honda tem fila de espera por carros e paga hora extra para produzir mais apesar da crise,"

"16º Exposerra: Apesar da crise, hotéis estão lotados;"

"Apesar da crise, brasileiros pretendem fazer mais viagens internacionais"

"Apesar da crise, Piauí registra crescimento na abertura de empresas"

Que crise é essa, afinal?

(1 voto)
Jakson Andrade

Jakson Andrade Silva é o Secretário de Finanças e Administração do Sindicomerciários ES.