2º turno: a mídia sai do armário

O famoso PIG, ou Partido da Imprensa Burguesa, rasgou a fantasia e se jogou de cabeça nas comemorações pela passagem de Aécio Neves para o segundo turno das eleições presidenciais. Na semana anterior ao domingo 5, as preferências já estavam claras com o noticiários crítico em peso contra a presidente Dilma Rousseff em veículos como o “Jornal Nacional”, “Folha de S. Paulo”, “O Globo” e “O Estado de S. Paulo”. Para essas publicações, as notícias consideradas neutras foram reservadas para as candidaturas de Aécio e Marina Silva, do PSB. As negativas foram praticamente todas elas dedicadas à personagem Dilma Rousseff.

O que ainda não se conhecia era a maneira como a mídia tradicional iria comemorar a passagem de Aécio pra o segundo turno. No domingo 5, às 20h, a Folha publicou em sua página no Facebook uma imagem compartilhada pelo PSDB, de comemoração pela ida do tucano ao segundo turno da disputa. "Show da virada. Graças ao seu voto é Aécio no segundo turno!", dizia o texto da imagem. Muitos leitores reagindo, escrevendo que a Folha nem sequer tratou de dar tratamento de notícia ao panfleto. Nele se veem braços jogando um bonequinho de Aécio Neves para o alto em sentido de comemoração.

Já concorrente O Estado de S. Paulo fez um editorial nesta terça-feira 7 intitulado "Alívio e esperança". "Ufa", começa o texto que expressa a opinião da publicação. "A exclamação resume o sentimento de alívio com que a maioria dos brasileiros conheceu o resultado da votação de domingo".

A se notar pelo comportamento da mídia no primeiro turno, este segundo será ainda mais violento na artilharia pesada contra a candidata Dilma Rouseff. Mais uma vez, caberá à aguerrida militância petista, algo como a famosa nação rubro-negra, fazer a diferença. O poder de fogo e de voto dessa “nação” é o sonho de qualquer partido político, um idealismo conseguido justamente pela qualidade da revolução social produzida por 12 anos de gestão petista.

Lido 2021 vezes
(1 voto)
Publicado em Artigos
Genivaldo Moreira Lopes

Genivaldo Moreira Lopes é secretário de políticas sociais do Sindicomerciários ES.