O hoje e o que virá

Foi um ano definitivamente tenso, este que está nos deixando. No futebol, em que pese o sucesso absoluto da Copa do Mundo, tida pela FIFA como uma das mais alegres, bem organizadas e com o maior saldo de gols de todos os torneios mundiais já realizados (a despeito do antipatriotismo, sobretudo de parcela importante de uma mídia arrogante e conservadora), a Seleção Brasileira não conseguiu vencer seu principal adversário: ela própria.

Apesar da decepção com nossa eliminação precoce, a lição que fica poderá ser de grande utilidade para os jogadores e dirigentes do nosso futebol reverem seus conceitos para fazer as pazes com o time que é a grande paixão nacional. Passada a ebulição da Copa tivemos uma das eleições mais acirradas da história nacional recente, desde a redemocratização do país.

De um lado, um projeto democrático e popular representado pela presidente Dilma. Dom outro, um discurso de ódio e preconceito, do adversário tucano Aécio, que tentou dividir o país entre ricos e pobres e segregou nosso bravo povo nordestino, tachando-lhe de indigno de exercer seu sagrado direito ao voto.

Tanto desespero e rancor não foram suficientes para tirar a reeleição da presidente Dilma, numa prova inequívoca que a sociedade brasileira aprovou as mudanças e os avanços sociais desde o governo Lula e quer avançar mais.

Aqui em nosso estado, a eleição do Companheiro diretor do Sindicomerciários e ex-presidente da CUT-ES, José Carlos Nunes, foi uma demonstração de unidade dos movimentos sociais e dos trabalhadores rurais e urbanos, em especial a categoria comerciária da Grande Vitória e do interior, de que é preciso uma voz que os represente na Assembleia Legislativa. Após as eleições do primeiro e segundo turnos,a direção do Sindicomerciários negociou com a Federação do Comércio mais uma Convenção Coletiva de Trabalho que resultou em uma importante vitória: a conquista de assistência odontológica completa ao custo quase simbólico de R$ 5.

Se os comerciários capixabas já eram uma das poucas, se não a única, categoria profissional do setor do comércio em todo o país a contar com o plano de saúde garantido em Convenção Coletiva, agora, com o plano odontológico, os comerciários capixabas mais umas vez assumem a vanguarda na luta nacional por mais e melhores salários e condições de trabalho.

Prova do trabalho árduo de mobilização e organização realizado pela direção do Sindicomerciários, que reforça a necessidade de fortalecermos ainda mais nossa entidade, sindicalizando e convencendo os colegas de trabalho a se sindicalizarem também.

Porque, afinal, a conquista é de todos! Que tenhamos serenidade, sabedoria, unidade e mobilização para vencer os desafios de 2015 e que esse ano que entra acenda em cada um de nós o espírito cristão da alegria e paz.

A você, comerciária, comerciários e familiares, em nome da diretoria do Sindicomerciários, desejo um Natal de paz em Cristo e um ano de muitas realizações.

(1 voto)
Publicado em Artigos
Jakson Andrade

Jakson Andrade Silva é o Secretário de Finanças e Administração do Sindicomerciários ES.