Contracs comemora Jubileu de prata

Nos últimos anos a Contracs/CUT firmou-se como referência importante para a vida e as lutas dos trabalhadores do ramo de comércio e serviços. Para chegar ao estágio atual, foram necessárias muitas articulações e parcerias, tanto com os sindicatos quanto com as federações, mas também com outros segmentos da sociedade. Ficou demonstrada o quanto foi acertada a decisão de fundar a confederação e aceitar o desafio de enfrentar a legislação que cerceia o direito de organização livre e independente dos trabalhadores e lutar pela legalização da Contracs/CUT.

A conquista da legalização da nossa confederação consolidou um novo marco histórico na luta dos trabalhadores do comércio e serviços na elevação da representação legítima da expressiva maioria da categoria que se referencia na Contracs/CUT para as diversas lutas e ações. Apesar de ter nascido e sido forjada no seio da CUT como entidade vinculada organicamente à Central, a direção da Contracs/CUT deve ter plena consciência que ela extrapola os seus próprios limites e é patrimônio e instrumento de luta e conquistas de todos os trabalhadores de comércio e serviços. Não podemos medir esforços nesses para perseguirmos incansavelmente a unidade de toda categoria onde todas as forças que atuam no movimento possam ter seus espaços de atuação.

A Contracs/CUT, federações e sindicatos deverão priorizar a eleição de associados comprometidos com os preceitos da nossa Confederação. Isso porque a direção da Contracs/CUT deve ter como característica marcante o esforço constante de costurar a unidade do movimento, dividindo responsabilidades e avançando nas lutas.

Ao longe desses 25 anos, a Contracs/CUT esteve engajada nas lutas dos trabalhadores por todo o país, e em consequência teve participação ativa nas conquistas da categoria que representa uma das maiores do Brasil, os comerciários.

(1 voto)
Rodrigo O. Rocha

Rodrigo Oliveira Rocha é o Presidente do Sindicomerciários ES.