Trabalhador: entenda os prejuízos da terceirização

A partir do momento que a PL 4330 começar a valer, o número de trabalhadores terceirizados deve aumentar e com isso a rotatividade nas empresas também. A terceirização é uma saída encontrada pelos empresários para fragmentar as categorias profissionais e enfraquecer a organização sindical. É preciso entender os malefícios que esse projeto trará para vida dos trabalhadores.

Abaixo é possível conhecer pelo menos nove motivos para se preocupar caso a nova lei seja aprovada.

Salários e benefícios devem ser cortados - O salário de trabalhadores terceirizados é 24% menor do que o dos empregados formais, segundo o Dieese.

Conquistas ameaçadas - Os benefícios conquistados através de muita luta, como 13° salário, férias remuneradas, FGTS, seguro desemprego ficam comprometidos.

Número de empregos pode cair - Terceirizados trabalham, em média, 3 horas a mais por semana do que contratados diretamente. Com mais gente fazendo jornadas maiores, deve cair o número de vagas em todos os setores.

Risco de acidente vai aumentar - Os terceirizados são os empregados que mais sofrem acidentes.

Preconceito no trabalho pode crescer - A maior ocorrência de denúncias de discriminação está em setores onde há mais terceirizados.

Negociação com patrão ficará mais difícil - Terceirizados que trabalham em um mesmo local têm patrões diferentes e são representados por sindicatos de setores distintos.

Casos de trabalho escravo podem se multiplicar - A mão de obra terceirizada é usada para tentar fugir das responsabilidades trabalhistas.

Maus empregadores sairão impunes - Com a nova lei, ficará mais difícil responsabilizar empregadores que desrespeitam os direitos trabalhistas porque a relação entre a empresa principal e o funcionário terceirizado fica mais distante e difícil de ser comprovada.

Haverá mais facilidades para a corrupção - Existem diversos casos de contratos fraudulentos de terceirização que foram usados para desviar dinheiro do Estado.

É por essas e outras inúmeras razões que os companheiros sindicalistas de todo o país estão realizando manifestações e atos de protestos. O PL4330 significa precarizar o trabalho e principalmente o trabalhador. Agora o nosso trabalho precisa ser intensificado, visto que o projeto ainda passará pelo Senado.

(1 voto)
Jakson Andrade

Jakson Andrade Silva é o Secretário de Finanças e Administração do Sindicomerciários ES.